quinta-feira, 15 de janeiro de 2015



“Avós” da Santa Casa Misericórdia de Vagos e “Netos” do Corpo Nacional de Escutas de Vagos, partilham experiências de vida.

Netos do Coração” é um projeto da responsabilidade da aluna Clarisse Costa, do 3º ano do Curso Técnico de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro. Este projeto pretende promover a criação de laços/interação entre avós e netos, trabalhar o relacionamento interpessoal e a empatia, favorecer a escuta ativa, desenvolver a memória dos idosos, quebrar a monotonia e ainda promover a troca de afetos. 

Desde outubro passado que as pessoas idosas da SCMV e os jovens do CNE de Vagos partilham semanalmente correspondência, no intuito de se conhecerem e criarem afinidade. Têm sido desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente: o 1º encontro entre os idosos da SCMV e os Lobitos e Pioneiros do CNE; o 2º encontro entre os idosos da SCMV e os Exploradores e Caminheiros do CNE; a cerimónia de atribuição de “Netos” aos seus “Avós”, através do jogo “Quem é Quem?”; a criação de um marco de correio para a receção da correspondência trocada; a elaboração de um vídeo com os “Avós” a desejar Boas Festas aos “Netos”; a elaboração de um Postal de Natal com mensagens dos “Netos” para os Avós”. 

Prevê-se ainda a realização de atividades como: a criação de um hino para o projeto; a elaboração de um livro de vivências de “Avô” e “Neto”; a implementação de uma rubrica de conversa com os idosos sobre o escutismo; a realização de uma tarde de discos pedidos; um almoço de convívio na Nossa Senhora de Vagos em que cada “Avô” será “escuteiro por um dia”. 


 A troca de afetos, a partilha de saberes e a alegria mútua tornam este projeto único e especial.